Top 12 (ou 10) melhores vídeos de 2019

Esse é só um título com uma refzinha de sensacionalismo jornalístico pra chamar sua atenção. Isso aqui na verdade é só uma lista de 12 vídeos de skate lançados em 2019 que achamos que você deve assistir ou rever. Assim como em qualquer lista de melhores, você também pode fazer a sua ou acrescentar algo a que fizemos. 

Num ano bem cabreiro em diversos sentidos pro mundo e especialmente pra nós que vivemos em países colonizados, os vídeos de skate foram uma das coisas que nos proporcionaram momentos de alegria com uma produção cada vez mais rica e diversa.  Esse é nosso nada humilde apanhado de uma parte dela, pra te/nos ajudar a não deixar essas belezuras passarem batidas nas nossas telas. Assiste tudo que vale a pena.

Encore – Primitive Skate

Vídeo no tradicional formato full-lenght de marca, com uma estética bem comercial mas que é fundamental pra qualquer fã de skate do bom. Todo mundo andou muito nesse vídeo, principalmente os brasileiros. Chega deu um orgulho patriota (só o skate mesmo pra proporcionar isso atualmente) de ver as partes absurdas de Carlos Ribeiro, Tiago Lemos e Giovani Viana – os três em seus estados mais cabreiros -, além da participação também absurda de Pedro Biagio.

Pode-se dizer que é um vídeo sobre perfeição. Todas as manobras aqui são concluídas com perfeição e todos os takes são filmados com perfeição. Daqueles vídeos que você pode ficar triste pela sensação de que nunca vai andar ou filmar daquele jeito e que marcam a história do skate por elevarem bastante o nível técnico das manobras, com direito a feitos históricos como o switch heel de back do Miles Silvas, entre vários outros.


Zonzo – Flanantes

Flanantes é com certeza o nome mais ativo do Brasil quando se fala de produção de vídeos de skate. Em 2019 foram alguns vídeos lançados e Zonzo é o que destacamos principalmente pelo garimpo de picos. Inclusive, são os lugares – e não os skatistas – que determinam as partes do vídeo, todas trazendo um skate bem diverso e com muita mensagem pra passar além das manobras. Vale muito a pena assistir toda a já vasta filmografia flanante e brisar nos conceitos como “Perca tempo, ganhe espaço” que foi o que determinou a produção de Zonzo, trazendo muitos lugares ainda não explorados de diversas partes do mundo. Ainda tem uma das tricks do ano, que é a que fecha o vídeo.


Appointment

Esse é daquele bem undergounds que provavelmente só você na roda de conversa pós sessão vai ter assistido. Chegou até nóiz através de um post precioso de Vitória Bortolo no grupo RAW Skateboard (um dos poucos motivos para ainda se estar no facebook) e foi uma bela surpresa. Sem skatistas famosos, com várias minas e caras que manobram das formas mais diversas, sempre passando uma atmosfera de muita diversão e liberdade em cima do skate, sem receio de filmar em mini spots.

Lindamente filmado em VX1000, o vídeo conta com uma estética elegante na medida certa e é daqueles que pode encantar até mesmo quem nunca pisou num skate.


Velô 3/7

Se você é skatista brasileir_ e ainda não viu esse vídeo você tá vacilando. Falo isso com convicção e eu nem te culpo por isso. Até algumas semanas atrás eu também tava cometendo esse vacilo. Nossas mentes seguem colonizadas e no skate temos como modus operandi valorizar muito mais o que é gringo. Até um dia desses “gringo” era gíria pra se referir a algo muito bom no skate, de peças a manobras. Ainda bem que pelo menos chegamos a um estágio em que isso geraria certa vergonha alheia nas rodas de conversa.

O fato é que o Velô 3/7 é o vídeo mais brasa que tivemos em 2019. E convenhamos que passou da hora de também olharmos mais pra nós mesmos e a partir disso respeitarmos e valorizarmo$ mais o skate daqui. Picos, marcas, produções, skaters e estilos daqui. E quando falo “daqui” não me refiro a São Paulo apenas, hein! Isso me parece bem óbvio e espero que te pareça também, mas (pasmem) na visão do nosso sofrido mercado local a sigla “BR” majoritariamente se traduz como “SP”, tudo regido por uma cansativa preguiça de enxergar além. 

Por isso que muito provavelmente você não viu nenhum veículo falar sobre Velô 3/7. É mais cômodo falar de lançamento de produto que de um vídeo filmado de VX1000 com skatistas criativos que tem muito mais que nível de dificuldade de manobras pra compartilhar, manobrando e vivendo em cidades nordestinas que comunicadores do skate não sabem nem pra que lado ficam. Sim, skatista nordestino, a maioria dos veículos e marcas que nós consumimos ignoram nossa existência. Consuma e valorize iniciativas como esse vídeo. Reconheça e valorize os picos, sotaques, músicas e paisagens que você vai ver nele. Isso é skate, a cena do seu bairro é skate.


The Skateboarding Of Leandre Sanders And Ludvig Hakansson – Jim Greco

Além de ser um skatista que já tem seu nome marcado na história, Jim Greco tem dirigido vídeos que levam nossa filmografia a uns passos além na aproximação com o cinema. Depois de “The Way Out” e “Jobs? Never”, filmes em que ele mesmo foi o protagonista, dessa vez ele escolheu retratar o rolé de dois skatistas ainda pouco conhecidos que possuem estilos únicos.

Leandre com sua base dupla andando na transição é de uma beleza de se apaixonar e o filme retrata isso de modo muito sensível. Aquele (switch?) flip mereceu muito os três takes. Ludvig tem uma estranheza no rolé que fica evidente na escolha dos picos em que ele anda no filme e as remadas na chuva foram o melhor jeito de fazer um skatista machucado render. Skate cinematográfico.


Baker 4

Se “O Irlandês”, filme do Martin Scorsese pra Netflix, virou meme por ser um filme extenso e a galera começou a assistir em partes, eu precisei fazer um pouco disso com Baker 4 e me arrependo.

É obrigatório que você marque na sua agenda 1h30 do final do seu dia pra sentar, relaxar, colocar na televisão e aumentar o som, e se você for como eu, deixa um lencinho do lado que da pra chorar em vários momentos, seja por nostalgia, por pessoas lindas, por partes fantásticas, por trilha sonora bem escolhida ou por querer andar mais pra ser como eles.


.SSALITRE. – lado a

Fernando Gomes, que deu início a esse artigo e a partir de hoje, vai pipocar mais ainda nesse websítio, também é parte de uma grande família que há anos faz a cena acontecer em Salvador e trouxe um pouco de quem são essas pessoas e como é o skate de rua na capital baiana.

Se você leu alguns parágrafos ali pra cima e ainda não entendeu porque esse vídeo tá aqui nessa lista, volta um pouco, leia o artigo novamente do início e da o play:


GIZMO – Nike

Em 2019 a divisão SB da marca do swoosh fez o seu primeiro vídeo apenas com mulheres skatistas. O vídeo além de ser uma homenagem a uma das maiores skatistas da história do skate, Elissa Steamer, que ganhou o apelido GIZMO de seu pai, também mostra novos nomes do skate feminino que com certeza absoluta, tiveram muita influência dela.


Crailers – Crail Trucks

Quantas marcas brasileiras ainda existem? E quantas delas fazem um trabalho que antes mesmo do CNPJ ser aberto, já era e continua sendo por amor a essa tábua com rodinhas? Eu não sei, mas o que eu sei é que a Crail é uma delas e Crailers é com certeza é um dos MASTER FILMES DE 2019.

O trabalho de 5 anos de captação, feito na raça por muitas pessoas, dos skatistas do time até o escritório da SUPA, com maestria geral bruta do Eric Veloso tem ritmo, tem harmonia, tem rap, tem rock, tem samba e tem o mais importante, verdade.


Sour Solution II

O que dizer desse filme que saiu no começo de 2019 e até agora vem gerando publicação no instagram? Você deve ter visto por ai o tal do looping do Simon Isaksson mas essa insanidade é só uma no meio de tantas outras bizarrices fora do padrão americanizado que tem em outros vídeos dessa lista.


Isso quer dizer que não tiveram outros filmes sensacionais em 2019? Com certeza não.

A produção de conteúdo “skatístico” em todo mundo tem sido cada vez maior, o último da SUPREME que saiu no próprio IGTV dos caras e que tem muito mais skate que o Blessed teve. Ou ainda e com certeza a gente ainda vai falar de muito vídeo por aqui, como no caso do Temporal, feito pelo André Viana com o Daniel Marques, que está SENSACIONAL, foi lançado no ano passado e quando emergir na rede mundial de computadores, com certeza vai sair nesse site!

E pra você, quais desses entram no seu TOP 10? Quais faltaram na nossa lista? Compartilha com a gente!

Textos: Fernando Gomes & Matheus Stuque
Imagem do Título: Trecho de Velô 3/7 por Naldo “Naldinho” Pereira

1 thought on “Top 12 (ou 10) melhores vídeos de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
[wpgmza id="1"]
[contact-form-7 id="135" title="Contact form 1"]